LogoSys.jpg

Anderson Sistemas

 

 

1) Acessando o programa : O programa dispara mensagem de erro e não abre, o que pode ser ?

R.:

a) Verifique se está acessando um atalho ou o executável do programa. Se for atalho : ele tem que estar apontando para o caminho : “C:\DesRoupas\DesRoupas.exe” ou “C:\DesRoupas\Aplicacao.exe”.  E se tentar abrir pelo executável, certifique-se que acessou pelo diretório : “C:\DesRoupas”.

b) Verifique se no diretório “C:\DesRoupas\”, possui as seguintes bibliotecas :

                - dbxfb.dll;

                - midas.dll;

c) Verifique se o Firebird está instalado corretamente : Caso não esteja instalado, entre em contato com o suporte técnico para receber orientações de como proceder para a reinstalação do Firebird corretamente e com a versão de arquivos do seu S.O.

d) O sistema está instalado para funcionar em rede ? Se estiver, verifique as configurações da rede, ou entre em contato com o suporte técnico.

e) É a primeira vez que acessa o sistema, verifique os dados de usuário, por default o sistema possui dois usuários : ADMIN e PADRAO, o usuário :

ADMIN possui a senha : 1234. – usuário administrador.

PADRAO não possui senha.      – usuário atendente.

 

2) Para proceder sobre os cadastros do sistema : acesse a Ajuda do programa, pressionando F1 na tela principal, ou acessando o arquivo  : “Ajuda”, que se encontra no diretório “C:\DesRoupas, de cada computador com o sistema.

 

3) Como verificar disponibilidade de uma roupa numa data específica :

R.: Acesse no menu Locação / Ag. Locações / ... Localize a roupa pressioando ENTER sem ter digitado nada, abrirá a tela de consulta de Roupas, localize a roupa desejada e clique em OK, após ter feito a escolha da roupa, escolha o período que deseja consultar a disponibilidade  (Data de retirada de :   /   /    à    /  /   ). E finalmente pressione em imprimir. Abrirá uma tela de Preview com as locações e reservas, caso tenha sido registrado alguma dessas informações no sistema, aparecerão os dados na tela. Caso não tenha nenhum registro o sistema avisará, isto significa que a roupa estará disponível também.

 

4) Como saber o valor (R$ ) do quanto a loja recebeu no dia, semana, quinzena, mês ,etc. No sistema ?

R.: No menu Utilidades / Exporta Financeiro/Simples... Basta selecionar o período que deseja exportar para a planilha, que o sistema gera um relatório na tela, do quantitativo e  gera um  Saldo Positivo ou Negativo , já com as receitas e despesas do período informado.

 

5) Como saber o valor (R$) do quanto eu ainda tenho a receber em um período :

R.: A reposta é parecida com a anterior : Acesso o menu Utilidades / Exporta Financeiro /À Receber  ... Basta selecionar o período que deseja exportar para a planilha, que será gerado na tela as informações com as Parcelas a receber ainda não Pagas.

 

6) Como fazer para o sistema calcular e gerar um relatório de comissões que eu definir para um funcionário da loja ?

R.: Primeiramente, cadastre um usuário para o funcionário desejado, informe que ele será um atendente, e informe o valor (%) da comissão que ele receberá.

- Após o sistema for alimentado com as locações feitas com esse usuário logado ao sistema, o lojista, pode emitir um relatório simples ou detalhado das comissões, acessando o menu : Relatórios / Comissão de Atendentes : Escolha o funcionário, o período e clique em OK, será gerado na tela um relatório com as comissões do mesmo.

 

7) Como realizar pagamentos no contas a pagar para os meus funcionários ? Como salário e Comissões ?

R.: A forma do contas da a pagar será mesma, o importante nesse caso, é fazer um cadastro do funcionário, como fornecedor. Acesse o menu : Cadastro / Fornecedores e insira seu funcionário com as informações  pertinentes.

Após esse cadastro, faça os pagamentos normalmente.

 

8) Como reservar uma Locação de uma roupa, sem a necessidade de gerar um contrato ?

R.: Para isso, o sistema possui um Cadastro de Reservas, que permite ao lojista informar ao sistema, o dia, cliente e roupa que será gerado essa reserva, e no período em atividade escolhido, o sistema não permitirá (Bloqueará) a tentativa de locação da roupa reservada para outro cliente que não seja o cliente escolhido na reserva.

Mas para que também possa ser comprovado de uma forma física, o sistema emite um comprovante de reserva, com os dados da loja, roupa, data e dados do cliente, sendo assinados pelo lojista e pelo cliente, afirmando a reserva da Roupa no dia acertado.

 

9) Como fazer Backup e Restaurar ?

R.: Backup  - Feche todos  os sistemas abertos (DesRoupas) – Locais ou em Rede,clique em Backup / Informe o caminho e o nome do arquivo-(o nome não pode conter espaços e nem começar com números e não pode conter nenhum caractér especial).  E após confirmar será gerado um arquivo com o nome informado e a extensão dele será  “.bkp” .

 - Caso de algum erro, verifique se não possui na memória outro DesRoupas em aberto, caso não tenha, verifique se todos os computadores em rede não estejam com o DesRoupas em aberto.

Feche todos os DesRoupas em aberto e reinicie os procedimentos que dará certo.

 

10) Como trocar o logotipo da Loja no sistema ?

R.: No diretório “C:\DesRoupas”, tem um arquivo chamado “logo.jpg’. O procedimento para a troca, será colocar o arquivo com o logo da loja, com o mesmo nome e o mesmo formato do arquivo que já contem na pasta.

 

11) Como adicionar uma foto ao produto ?

R.: Primeiramente, será necessário salvar as fotos no diretório “C:\DesRoupas\Fotos\” do computador com os dados do sistema. Obs.: Salve a fotos com o nome do código da roupa, para facilitar o manuseio posteriormente. Após feito esse procedimento, acesso o sistema no cadastro de produtos e altere o produto,ou até mesmo no momento da inserção, clicando em “+”,abaixo do campo da foto, e selecione a foto.

Obs. : Perceba que o sistema abre automaticamente no diretório “C:\DesRoupas\Fotos”, isso porque ele busca as  fotos desse diretório automaticamente, fazendo isso não há a necessidade de se salvar as fotos no banco de dados, pois isso acarretaria em muito espaço em memória e lentidão nas buscas e abertura de telas no sistema.

 

12) Como consultar a Ficha de um cliente ?

R.: Acesse o cadastro do cliente, pelo menu cadastro e selecione o cliente, e terá o botão Ficha. Mas também pode ser acessado pelo Painel de Locações e pela telas de locação onde estiver escrito Ficha-Cliente. Essa ficha contém o histórico do cliente na loja , e também já aparece o saldo devedor.Nessa tela também pode realizar pagamentos de parcelas.

 

13) Como bloquear um cliente ?

R.: Acesse o Cadastro de Clientes,localize o cliente desejado e clique em Alterar e marque a opção Bloqueado, e clique em confirma. Pronto nas próximas tentativas de locação esse cliente já será bloqueado automaticamente.

 

14) É possível mudar as cláusulas do contrato de locação ? Eu também posso mudar o layout do contrato ?

R.: As cláusulas é bem simples, basta acessar o cadastro da Loja, no sistema, e alterar por ali mesmo as cláusulas. Agora para inserir mais cláusulas e deixar o contrato personalizado com o layout que a loja deseja, também é possível, mas será necessário entrar em contato com a gente, ou pelo suporte técnico.

 

15) Como fazer para usar a agenda, marcar compromissos ?

R.: Para isso, primeiramente, tem que ter um cliente cadastrado e uma especialidade. Para que abra a opção de expandir agenda. Para fazer isso, selecione a data e a especialidade, e clique em Expandir Agenda. Dê um duplo clique no horário escolhido e marque seu compromisso.

 

16) Para que serve o cadastro de especialidade ?

R.: Ele serve para identificar sobre qual “dono” daquela agenda. E será um norte para identificá-la depois, ex.: Pode ser : “PROVA”,”RETIRADA” ou até mesmo escolher um funcionário da loja e definir o nome do mesmo. Serve para identificar o dono da agenda dos compromissos.

 

17) Porque alguns campos no sistema são da cor amarelo ?

R.: Para identificar que nesse campo, possa ser feito uma busca, pressionando ENTER com o campo vazio, nisso abrirá uma tela com a busca referente ao campo selecionado.

 

18) Como faço se eu não sei o código da Roupa ou Cliente para digitar  ?

R.: A resposta contém na pergunta anterior, quando o campo selecionado estiver com a cor amarela, limpe o campos, deixe-o vazio e pressione ENTER que o sistema automaticamente abrirá uma tela de consulta.

 

19) Minha loja precisa fazer umas modificações no sistema. Precisamos inserir informações e tirar algumas coisas. Tem como vocês fazerem isto ?

R.: Tem sim,basta vocês entrarem em contato com a gente, ou pelo suporte técnico, que analisaremos a proposta e veremos a possibilidade de adequação.

 

20) Qual a diferença entre um usuário Administrador e um usuário Atendente ?

R.: A diferença básica é a permissão de realizar uma locação no sistema, somente usuários do tipo Atendente  poderão fazer a locação. Mas em questão de permissão acessos, o Administrador tem acesso total, agora o usuário Atendente fica ao critério da loja delegar esses acessos no cadastro do usuário, permitindo ou negado acessos.

 

21) Tem com depois de ser feito uma locação, alterar a data, ou valor, de uma parcela ?

R.: Tem sim, no painel de locações, selecione o contrato clicando nele, e selecione a parcela ainda não paga, e habilitará botões de controle, como alterar data da parcela, excluir e gerar.

Alterar a data, faz o procedimento de alteração do vencimento.

Gerar parcela, cria uma nova parcela.

Excluir parcela, exclui a parcela selecionada.

Extornar, volta a parcela para não paga.

 

22) Tem como eu refazer um pagamento de uma parcela, caso eu tenha feito errado ?

R.: Tem sim,basta selecionar a parcela e clicar em Estornar, que ela fica como Não Paga, e refaça o procedimento de recebimento da parcela.

 

23) O sistema faz pagamento inteligente ? Caso o cliente de um valor menor ou maior que o combinado na parcela ?

R.: Sim, O sistema também faz um pagamento inteligente : Quando o cliente paga um valor acima do valor combinado, o sistema abaterá o restante nas próximas parcelas de traz para frente.

Agora  quando o valor que o cliente for pagar for menor que o combinado, o sistema gera uma nova parcela para o próximo mês com o valor restante.