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1) Acessando o programa : O programa dispara mensagem de erro e não abre, o que pode ser ?

R.:

a) Verifique se está acessando um atalho ou o executável do programa. Se for atalho : ele tem que estar apontando para o caminho : “C:\ServSystem\ServSystem.exe” E se tentar abrir pelo executável, certifique-se que acessou pelo diretório : “C:\ ServSystem”.

b) Verifique se no diretório “C:\ ServSystem \”, possui as seguintes bibliotecas :

                - dbxfb.dll;

                - midas.dll;

 

c) Verifique se o Firebird está instalado corretamente : Caso não esteja instalado, entre em contato com o suporte técnico para receber orientações de como proceder para a reinstalação do Firebird corretamente e com a versão de arquivos do seu S.O.

d) O sistema está instalado para funcionar em rede ? Se estiver, verifique as configurações da rede, ou entre em contato com o suporte técnico.

e) É a primeira vez que acessa o sistema, verifique os dados de usuário, por default o sistema vem com o usuário ADMIN que possui a senha : 1234.

 

2) Para proceder sobre os cadastros do sistema : Primeiro comece cadastrando os parâmetros, depois funcionários, produtos e serviços. Os demais lançamentos possuem links em outras telas e podem ser cadastrados posteriormente,  que são : Clientes, Fornecedores e Usuários;

 

3) Como saber o valor (R$ ) do quanto a loja recebeu no dia, semana, quinzena, mês ,etc. No sistema ?

R.: No menu Utilitários / Exporta Financeiro/Simples... Basta selecionar o período que deseja exportar para a planilha, que o sistema gera um relatório na tela, do quantitativo e  gera um  Saldo Positivo ou Negativo , já com as receitas e despesas do período informado.

Ou também tem a opção de consultar financeiro na tela.

 

4)Como saber o valor (R$) do quanto eu ainda tenho a receber em um período :

R.: A reposta é parecida com a anterior : Acesso o menu Utilitários / Exporta Financeiro /À Receber  ... Basta selecionar o período que deseja exportar para a planilha, que será gerado na tela as informações com as Parcelas a receber ainda não Pagas.

 

5)Como fazer para o sistema calcular e gerar um relatório de comissões que eu definir para um funcionário da loja ?

R.: Primeiramente, cadastre um usuário para o funcionário desejado, informe que ele será um atendente, e informe o valor (%) da comissão que ele receberá.

- Após o sistema for alimentado com as locações feitas com esse usuário logado ao sistema, o lojista, pode emitir um relatório simples ou detalhado das comissões, acessando o menu : Relatórios / Comissão de Atendentes : Escolha o funcionário, o período e clique em OK, será gerado na tela um relatório com as comissões do mesmo.

 

6)Como realizar pagamentos no contas a pagar para os meus funcionários ? Como salário e Comissões ?

R.: A forma do contas a pagar será mesma, o importante nesse caso, é fazer um cadastro do funcionário, como fornecedor. Acesse o menu : Cadastro / Fornecedores e insira seu funcionário com as informações  pertinentes.

Após esse cadastro, faça os pagamentos normalmente.

 

7 Como fazer Backup e Restaurar ?

R.: Backup  - Feche todos  os sistemas abertos (ServSystem) – Locais ou em Rede,clique em Backup / Informe o caminho e o nome do arquivo-(o nome não pode conter espaços e nem começar com números e não pode conter nenhum caractere especial).  E após confirmar, será gerado um arquivo com o nome informado e a extensão dele será  “*.bkp” .

 - Caso de algum erro, verifique se não possui na memória outro ServSystem em aberto, caso não tenha, verifique se todos os computadores em rede não estejam com o ServSystem  em aberto.

Feche todos os ServSystem em aberto e reinicie os procedimentos que dará certo.

 

8) Como trocar o logotipo da Loja no sistema ?

R.: No diretório “C:\ ServSystem”, tem um arquivo chamado “logo.jpg’. O procedimento para a troca, será colocar o arquivo com o logo da loja, com o mesmo nome e o mesmo formato do arquivo que já contem na pasta.

 

9)Com consultar a Ficha de um cliente ?

R.: Acesse o cadastro do cliente, pelo menu cadastro e selecione o cliente, e terá o botão Ficha. Mas também pode ser acessado pelo Painel de Locações e pela telas de locação onde estiver escrito Ficha-Cliente. Essa ficha contém o histórico do cliente na loja , e também já aparece o saldo devedor.Nessa tela também pode realizar pagamentos de parcelas.

 

10)Como bloquear um cliente ?

R.: Acesse o Cadastro de Clientes,localize o cliente desejado e clique em Alterar e marque a opção Bloqueado, e clique em confirma. Pronto nas próximas tentativas de locação esse cliente já será bloqueado automaticamente.

 

11)Porque alguns campos no sistema são de cor amarelo ?

R.: Para identificar que nesse campo, possa ser feito uma busca, pressionando ENTER com o campo vazio, nisso abrirá uma tela com a busca referente ao campo selecionado.

 

12)Minha loja precisa fazer umas modificações no sistema. Precisamos inserir informações e tirar algumas coisas. Tem como vocês fazerem isto ?

R.: Tem sim,basta vocês entrarem em contato com a gente, ou pelo suporte técnico, que analisaremos a proposta e veremos a possibilidade de adequação.

 

13)Qual a diferença entre um usuário Administrador e um usuário Atendente ?

R.: A diferença básica é a permissão de acessos, usuário Atendente é limitado,já agora o usuário ADMIN tem acesso total todas as telas.

 

14)Tem como eu refazer um pagamento de uma parcela, caso eu tenha feito errado ?

R.: Tem sim,basta selecionar a parcela e clicar em Estornar, que ela fica como Não Paga, e refaça o procedimento de recebimento da parcela.